Aquele homem no espelho

''Eu queria mudar o mundo, então eu me levantei uma manhã e me olhei no espelho. Aquele homem olhou de volta e disse: ''A Terra está sacudida com a dor. As crianças estão morrendo de fome. As nações permanecem divididas pela desconfiança e ódio. Todos os lugares no ar e na água têm sido poluídos quase além da ajuda. Faça alguma coisa!"

Aquele homem no espelho se sentia muito irritado e desesperado. Tudo parecia ser uma bagunça, uma tragédia, um desastre. Eu decidi que ele devia estar certo. Eu também não me sentia terrível sobre essas coisas, como ele? O planeta estava sendo usado e jogado fora. Imaginar a vida terrena apenas uma geração a partir de agora me fez sentir em pânico.

Não foi difícil encontrar as pessoas boas que queriam resolver os problemas da Terra. Enquanto eu ouvia suas soluções, eu pensei: "Há tanta boa vontade aqui, tanta preocupação."

À noite, antes de ir para a cama, aquele homem no espelho olhou para mim seriamente, "Agora vamos chegar a algum lugar", declarou ele. "Se todo mundo fizer a sua parte."

Mas todo mundo não fez a sua parte. Alguns fizeram, mas eles foram parar a maré? Estavam a dor, a fome, o ódio e a poluição prestes a serem resolvidos? Desejar não seria o suficiente - eu sabia disso.

Quando eu acordei na manhã seguinte, aquele homem no espelho parecia confuso.

"Talvez seja impossível", ele sussurrou. Então um olhar malicioso entrou em seus olhos, e ele deu de ombros. "Mas você e eu iremos sobreviver. Pelo menos nós estamos fazendo tudo certo."

Eu me senti estranho quando ele disse isso. Havia algo de muito errado aqui. Uma fraca suspeita veio a mim, que nunca tinha amanhecido tão claramente antes. E se aquele no espelho não fosse eu? Ele se sente separado. Ele vê problemas "lá fora" para serem resolvidos. Talvez eles venham a ser, talvez eles não venham. Ele vai se dar bem.

Mas eu não me sinto assim - esses problemas não estão "lá fora", não realmente. Eu os sinto dentro de mim. Uma criança que chora na Etiópia, uma gaivota lutando pateticamente em um derramamento de óleo, um gorila da montanha sendo impiedosamente caçado, um soldado adolescente tremendo de terror quando ouve os aviões voando acima: ​​Não são estes acontecimentos em mim quando eu vejo e ouço sobre eles?

A próxima vez que eu olhei no espelho, aquele homem tinha começado a se desvanecer. Foi apenas uma imagem depois de tudo. Ele me mostrou uma pessoa solitária fechada em um puro pacote de pele e ossos.

"Será que alguma vez eu pensei que você fosse eu?" Eu comecei a me perguntar. Eu não estou tão separado e com medo. A dor da vida me toca, mas a alegria da vida é muito mais forte. E isso só vai curar. A vida é o curador da vida, e o máximo que eu posso fazer para a Terra é ser seu filho amoroso.

Aquele homem no espelho estremeceu e se contorceu. Ele não tinha pensado muito sobre o amor. Ver "problemas" era muito mais fácil, porque o amor significa completa auto-honestidade. Ouch!

"Oh, amigo", eu sussurrei para ele, "você acha que alguma coisa pode resolver problemas sem amor?"

Aquele homem no espelho não tinha certeza. Estar sozinho por tanto tempo, não confiar nos outros e sendo a confiança de outros, tende a separá-lo da realidade da vida.

"O amor é mais real do que a dor?" ele perguntou.

"Eu não posso jurar que ele é. Mas pode ser. Vamos descobrir", eu disse. Eu toquei o espelho com um sorriso. "Não vamos ficar sozinhos novamente. Você vai ser meu parceiro? Eu ouço uma dança iniciando. Venha.''

Aquele homem no espelho sorriu timidamente. Ele estava percebendo que nós poderíamos ser melhores amigos. Nós poderíamos ser mais pacíficos, mais amorosos, mais honestos um com o outro todos os dias.

Teria que mudar o mundo? Eu acho que teria, porque a Mãe Terra nos quer para sermos felizes e para amá-la enquanto atendemos suas necessidades. Ela precisa de pessoas sem medo ao seu lado, cuja coragem vem a ser parte dela, como um bebê que é corajoso o suficiente para caminhar, porque a mãe está segurando os braços para pegá-lo. Quando aquele homem no espelho está cheio de amor para mim e para ele, não há lugar para o medo.

Quando nós estávamos com medo e pânico, nós deixamos de amar esta nossa vida e esta terra. Nós nos desconectamos. No entanto, como qualquer um pode correr para ajudar a Terra, se eles se sentem desconectados? Talvez a Terra esteja nos dizendo o que ela quer, e não a escutando, nós caímos para trás em nosso próprio medo e pânico.

Uma coisa eu sei: nunca me sinto sozinho quando eu sou a criança da terra. Eu não tenho que me agarrar à minha sobrevivência pessoal desde que eu perceba, dia a dia, que toda a vida está em mim. As crianças e sua dor; as crianças e sua alegria. O oceano inflando sob o sol; o oceano chorando com óleo negro. Os animais caçados com medo; os animais rompendo com a alegria de estarem vivos.

Este sentido de "o mundo em mim" é como eu sempre quero sentir. Aquele homem no espelho tem suas dúvidas, às vezes. Então, eu sou afetuoso com ele. Todas as manhãs eu toco o espelho e sussurro, "Oh, amigo, eu ouço uma dança. Você vai ser meu parceiro? Venha.''

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...